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O MeuFinanceiroMovel tem a proposta de ajudar você a organizar suas finanças de maneira simples e eficaz, tendo como produto final uma ferramenta capaz de organizar dados financeiros pessoais de forma intuitiva, oferecendo como diferencial uma interface móvel a fim de proporcionar maior agilidade na realização das movimentações quotidianas.

O produto conta com dois módulos:

  • Web : Módulo acessado via internet através do navegador, abriga todas as funcionalidades do produto, sendo assim, é possível utilizar somente este sem nenhum ônus operacional.
  • Móvel : Módulo complementar utilizado quando você desejar obter maior comodidade e agilidade no momento dos registros das movimentações.
Resumindo, para utilizar o produto, basta se cadastrar através da url (www.meufinanceiromovel.com.br) e usufruir de todas as funcionalidades disponíveis, obter o aplicativo móvel é opcional, contudo auxilia bastante nas movimentações do dia-a-dia.

Esse projeto surgiu no intuito de propor uma solução que se adéque às diferentes necessidades pessoais, porém, para atingir este objetivo é necessário compreender a proposta de organização do aplicativo. Através deste pequeno tutorial será possível utilizar a ferramenta de forma efetiva e agradável.

Através dos tópicos abaixo, você verá como é fácil controlar sua vida financeira.

seta_sub Introdução à alguns conceitos

Antes de comerçar a utilizar a ferramenta, é interessante compreender a que se aplica determinadas nomenclaturas e conceitos utilizados no software.

Nomenclatura Descrição
Contas No sistema, as contas representam os locais onde os valores são armazenados, ou onde os registros são movimentados, como nos exemplo: Carteira, conta bancária, cartão de crédito, bolsa, etc.
Categorias As categorias tem a função de organizar as movimentações financeiras. Exemplo: Alimentação, Bens, Energia, Telefonia, etc.
Movimentações Transações financeiras, podendo ser receitas, despesas ou transferências. Exemplo: Almoço em restaurante, Aluguél de Julho/2011, Saque no banco do Brasil, etc.
Sincronização A sincronização nesse casso refere-se ao procedimento de receber as movimentações realizadas no aplicativo móvel e adequá-las ao módulo principal (web).
Setor exclusivo aos usuários que optem por adquirir o aplicativo móvel.
Consolidação Termo utilizado para definir que determinada movimentação está efetivada, ou seja, um registro consolidado significa que o valor em questão deve ser movimentado em caixa na data determinada, assim como um registro não consolidado demonstra que o mesmo ainda não foi movimentado, funcionando como uma espécie de previsão.

seta_sub Apresentação da interface de interação

Após cadastrado, será apresentada ao usuário a tela abaixo, esta será a interface principal do sistema, é a partir dela que você realizará a maioria das movimentações do dia-a-dia.

telPrincipal

  1. Menu principal, contendo os links de navegação para todos os recursos;
  2. Identificação do Usuário, email do usuário logado com as opções de editar e fechar.
  3. Área de trabalho, local onde será visualizada a maioria dos recursos da ferramenta.
  4. Saldo atual de todas as contas configuradas pelo usuário.
  5. Alertas: Setor com mensagens de alerta com pendências atuais
  6. Resumo de todas as receitas e despesas previamente registradas para os próximos 12 meses
seta_sub Configurações iniciais

Fase de extrema importância para um efetivo controle financeiro, as configurações de contas e categorias adequarão o sistema à sua realidade.
Portanto antes de começar a registrar suas movimentações, sugerimos que reserve um tempo para levantar e definir suas configurações. A seguir, algumas dicas:

  • Contas: Locais de armazenamento e transações de valores que você utiliza, observando qual o valor (saldo) atual.
  • Categorias: Estude qual a abrangência de suas movimentações financeiras e de que maneira gostaria de categorizar seus registros.

Exemplo de configurações:
configurar

Clicando no botão Adicionar, ao lado de Contas cadastradas, você poderá adicionar novas contas.
cadastrarConta
* O campo valor inicial deve ser preenchido com o saldo do momento em que foi cadastrada a nova conta.
* Ao definir que uma conta é cartão de crédito, será necessário estabelecer o dia do vencimento (dia de pagamento da fatura) e dia limite (quantidade de dias entre o data de fechamento e a data de vencimento da fatura) do mesmo, dados esses que podem ser conseguidos junto à administradora do cartão. 

Clicando no botão Adicionar, ao lado de Categorias cadastradas, você poderá adicionar novas categorias. 
cadastrarCategoria
* Uma categoria pode ser sub-categoria de outra, bastando checar o campo “Sub-categoria” e selecionar a categoria principal.

seta_sub Registrando movimentações

Depois de conhecer a interface, configurar o aplicativo e sobretudo compreender de que forma o MeuFinanceiroMovel propõe a organização de sua vida financeira, chegou o momento de colocar em prática, registrando suas movimentações do dia-a-dia.

Para fazer isso, basta acessar no menu principal o icone movimentar_pq onde você será enviado para a seguinte tela interna.
telaMovimentacoesÉ através deste recurso que você visualizará as suas movimentações registradas até o momento, para compreender melhor será explicado as seguintes particularidades:

  • A listagem exibe quatro tipos de registros: Receitas consolidadas (azul), Despesas consolidadas(rosa), Transferências (amarelo) e Registros ainda não consolidados (cinza).
  • Pressionando o botão "Expandir", você terá mais informações sobre o registro cadastrado, como também, poderá "Consolidar/Desconsolidar", "Editar" e "Excluir" tal registro. Como mostra a fígura, mais precisamente no terceiro registro ("Parcela da Casa (1 de 12)");
  • As funcionalidades "Consolidar/Desconsolidar" e "excluir" podem ser acionadas também de forma agrupada, bastando selecionar os registros e acionar o botão desejado na parte inferior do quadro;
  • O ícone grupo  significa que a movimentação foi registrada de forma agrupada. Ao clicar na imagem, o sistema apresentará os outros registros que compõem o grupo;
  • O ícone cartao_credito significa que a movimentação foi realizada por cartão de crédito. Ao clicar na imagem, o sistema apresentará a fatura do mês correspondente.

Através desta interface é possível também:

Inserir movimentação
teleReceita
telaDespesa
telaTransferencia
Como visto acima, você pode adicionar registros de receita, despesa ou transferência entre contas, alternando-os através do botão de opção inicial, situado da parte superior das telas. A seguir, algumas observações importantes:

  • O campo “Consolidado” determinará previamente se o registro a ser inserido será contabilizado automaticamente na data determinada ou não;
  • Nas funcionalidades receita e despesa, ao escolher a opção sim” para o campo Esse registro se repete?” serão adicionados mais dois campos para controle de registros parcelados, sendo eles: "Número de parcelas" e "Prazo entre as parcelas". Desta maneira é possível registrar várias movimentações de uma só vez;
  • No caso específico de despesas com contas marcadas para cartão de crédito, o sistema se utilizará das configurações pré-estabelecidas para definir a data de vencimento baseando-se na data de registro informada;
  • Em Transferência é preciso definir somente as contas origem e destino, a data e o valor a ser transferido entre as contas, sendo estes registros consolidados na data informada.

Alterar filtro: Filtrar todas as movimentações registradas por diversos critérios, como demonstra a tela à seguir:
filtro
*Os filtros disponibilizados são opcionais, bastando o usuário checar o campo correspondente, preencher com os dados desejados e clicar em filtrar para o sistema exibir os registros segundo o critério determinado.

Essas são as funcionalidades que você utilizará com mais frequência, pois são elas que alimentarão o sistema, permitindo consequentemente analisar e planejar suas finanças.

seta_sub Relatórios e gráficos

Através dos relatórios e gráficos você poderá analisar sua vida financeira de uma forma mais exata e abrangente. Com o MeuFinanceiroMovel será possível descobrir coisas, como:

  • Quanto gastou ou recebeu em determinado período de sua vida.
  • Resumo das despesas e receitas de forma categorizada, permitindo descobrir como você gasta/recebe seu dinheiro.
  • Grau de evolução de saldos por mês ou ano.
  • Mapa de depesas ou receitas, mostrando quanto dos seus recursos entraram e saíram em relação aos dias do mês, trazendo uma análise de quais dias demandam maior cuidado ou oferecem maior tranquilidade.
  • Dentre outros.
seta_sub Planejando minhas finanças

Uma funcionalidade bastante interessante disponíbiliazada para você é o planejamento de finanças, através deste recurso será possível definir metas de despesas e acompanhar como você está saindo.

Inicialmente é preciso estabelecer quanto você gostaria de gastar com determinada categoria, para isso acesse no menu principal o ícone planejar_pq e em seguida clique em "Adicionar" , surgirá a seguinte tela:
telaPlanejamento
* Serão consideradas somente as categorias checadas, sendo as restantes dispensadas do registro em questão.

Após definido quanto gostaria de gastar, o sofware comparará as metas pré-estabelecidas com as movimentações registrada, veja o exemplo a seguir:
planejamentos

Os valores previamente configurados serão comparados com os registros reais, trazendo como retorno o valor excedido ou a margem de folga para alcançar a meta.
O sistema apresentará ao usuário a comparação dos registros de 1 mês antes a 2 meses após a data atual.

seta_sub Utilizando o módulo móvel

Para utilizar o módulo móvel, basta ser usuário cadastrado do módulo principal e instalar o aplicativo em seu celular.

O dispositivo móvel que rodará o aplicativo deverá ter a maquina virtual java com as seguintes configurações mínimas:

  • CLDC 1.1
  • MIDP 2.0
Além disso, é necessário ter acesso a internet pelo dispositivo, contudo o consumo será mínimo, pois o único momento em que você precisará utilizar a internet será quando for sincronizar os registros lá cadastrados.

A maioria dos celulares atuais dispõem dos requisitos citados acima, nada impede que você instale e verifique se o aplicativo será instalado corretamente, a não instalação não causará nenhum dano ao seu aparelho.

No momento exitem duas maneira de instalar o aplicativo no seu celular:

  • Via cabo de dados: Desta forma será necessário baixar o aplicativo compactado através da interface de sincronização acessado no menu principal pelo ícone sincronizar_pq depois passar o mesmo para seu dispositivo via cabo de dados e em seguida, já no disposito móvel instalá-lo.
  • Via navegador do celular: Nesta opção basta acessar o endereço www.financeiromovel.com.br/baixar e em seguida instalar.